EMANUEL PINHEIRO FAZENDO A DIFERENÇA - HMC – Quatro anos da materialização de um sonho

HMC – Quatro anos da materialização de um sonho

EMANUEL PINHEIRO

Acreditar e trabalhar para acontecer. Foi assim, que eu e minha equipe fizemos o sonho sair do papel e se materializar com a criação do Hospital Municipal e Pronto-Socorro “Dr Leony Palma de Carvalho”, em 28 de dezembro de 2018, com a entrega da estrutura física.

Foi a partir desta data, que a nossa gente recebeu o que tanto esperava: mais humanização da saúde pública, para pacientes de Cuiabá e de municípios do interior do estado de Mato Grosso, pois aqui todos são acolhidos.

O HMC não representa apenas o avanço na área da saúde, mas sim o respeito e a dignidade com a vida humana. Com a implantação de serviços nunca existentes no Sistema Único de Saúde (SUS), padrão hospital privado para as famílias baixa renda, que não dispõem de um plano particular de saúde.

O HMC é pioneiro no tratamento com oxigenoterapia hiperbárica, considerado o divisor de águas na medicina, porque evita amputações e sequelas em decorrência de queimaduras e traumas.

Além desse serviço, a unidade oferece muitos outros que são referências no estado de Mato Grosso. Como o Centro de Tratamento de Queimados (CTQ) e o Centro de Informação e Assistência Toxicológica (CIATOX), ambos funcionam dentro do HMC. 

Com a criação do Hospital Municipal de Cuiabá, os setores evoluíram na qualidade dos serviços prestados, com incremento dos recursos humanos, melhoria estrutural, mobiliários, aumento no número de profissionais e melhoria das bases de informações.

Outro destaque do HMC é o heliponto, para receber com mais rapidez pacientes vítimas das mais diversas patologias, que estão distantes. Além de facilitar o transporte de órgãos para a realização de transplantes em outras localidades. Em Mato Grosso, somente o Hospital Municipal de Cuiabá tem heliponto.

Na parte tecnológica, a hemodinâmica é um equipamento raro nos hospitais públicos, mas é disponibilizado no HMC, e vem salvando vidas de pacientes provenientes de patologias neurológicas.

Além deste, todos os equipamentos do HMC são de última geração e servem para realizar vários outros exames como a tomografia computadorizada, raio x, ultrassonografia, eco doppler, endoscopia, colonoscopia, serviços laboratoriais de análises clínicas e modernos centros cirúrgicos.

Tenho muito orgulho de mudar o cenário da saúde pública com a ampliação de novos leitos hospitalares e o aumento da capacidade de atendimento. A estrutura do HMC compreende 315 leitos, sendo 225 leitos de enfermaria adulto, 30 leitos de enfermaria pediátrica, 50 leitos de UTIs adulto e 10 leitos de UTIs pediátricos. 

Nesses quatro anos de existência, o HMC carrega consigo o título de mais novo e moderno hospital de Mato Grosso e um dos três melhores hospitais públicos do país, segundo o Ministério da Saúde, no quesito infraestrutura. A unidade hospitalar é referência em ortopedia, traumatologia, neurocirurgia e cirurgias em gerais. E são mais de 10 especialidades médicas no ambulatório para atender a nossa querida população.

Como gestor, sinto-me realizado, pois quando assumi a prefeitura de Cuiabá, em 2017, priorizei a saúde da nossa gente já que o antigo pronto-socorro não possuía estrutura adequada. E a construção de um novo hospital e pronto-socorro foi necessária para humanizar o atendimento das pessoas.

Estou feliz, por deixar o meu legado para a minha querida Cuiabá, com a ampliação da oferta dos serviços, que resultou na redução da fila de espera por consultas e cirurgias eletivas.

Dedico o HMC a toda a nossa gente, e divido o aniversário do Hospital Municipal de Cuiabá, parabenizando toda a gestão municipal, a diretoria da Empresa Cuiabana de Saúde Pública, que gere o hospital, bem como os servidores da unidade que tanto se dedicam em prol dos usuários do SUS.

Esses quatro anos de entrega da obra física do HMC é a celebração da minha gestão, e a conquista é de todos nós.

Emanuel Pinheiro, prefeito de Cuiabá.

Gestão Emanuel Pinheiro - Senador Fávaro aponta avanços na saúde e se manifesta contra intervenção do Estado


 - Foto: Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado
Da Redação

Senador Carlos Fávaro (PSD) se posicionou contrário a uma eventual intervenção na Saúde pública de Cuiabá.

Fávaro - que deve ser anunciado ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento - é aliado político do prefeito Emanuel Pinheiro (MDB).

Durante as Eleições 2022 - o senador coordenou a campanha do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva em Mato Grosso. 

Confira a manifestação do parlamentar - conforme divulgado: 

Diante de toda a polêmica em relação ao pedido de intervenção do Estado na Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá, o senador da República por Mato Grosso, Carlos Fávaro se manifestou contra a ação. Para ele, que conhece a realidade do interior do estado, todos os problemas dos outros municípios relacionados à saúde pública, desaguam na capital. 

“O sistema de saúde da capital é referência para todo o estado. Inclusive, este é um fenômeno que não acontece apenas em Mato Grosso, mas em todo o país. As capitais costumam ter um sistema de saúde mais estruturado do que no interior e os pacientes acabam migrando para os grandes centros. O conceito de ambulanciaterapia acaba seno a melhor proposta para a saúde destes municípios, uma vez que os hospitais regionais não funcionam da forma que deveriam”, disse o senador. 

Fávaro, que vive em Mato Grosso há décadas, reconhece que a questão da saúde pública em Cuiabá sempre teve problemas, sempre foi tema de polêmicas, mas reconhece que nos últimos seis anos viu um crescimento muito grande na estrutura da saúde da capital. “Nestes últimos anos Cuiabá ganhou o Hospital Municipal de Cuiabá, conhecido como HMC, onde foi aberto o novo Pronto Socorro da capital, com estrutura de hospital privado. 

Também foram construídas duas novas UPAs, sendo que uma está prestes a ser inaugurada, além de novas unidades básicas de saúde e reforma de outras tantas, que ainda estão acontecendo. A saúde pública em Cuiabá vem se estruturando ao longo dos últimos anos e isso atrai cada vez mais pacientes do interior para a capital.

“Saúde pública não se resolve com intervenção, mas sim com diálogo e reconhecendo o papel de cada ator, até porque é saúde é tripartite, ou seja, a responsabilidade é de todos: União, Estado e Município. O município está fazendo a parte dele. Não podemos deixar de lembrar que, mesmo com a abertura do novo PS, a Prefeitura não fechou o antigo, que foi tábua de salvação do estado inteiro na pandemia como hospital referência Covid-19”, relembrou. 

Ele enfatizou ainda o apoio extraordinário que o antigo PS tem dado atualmente à Baixada Cuiabana e a todo o estado, com a realização das cirurgias eletivas. “Todos os atores políticos deste estado têm a obrigação de dar apoio à saúde de Cuiabá, que tem avançado bastante. Não podemos deixar que questões políticas ou pessoais interfiram na melhoria do atendimento de saúde para a capital e para todo o estado”, afirmou o senador.


Fabio Garcia - Emanuel Pinheiro - PEDIDOS DE INTERVENÇÃO Deputado detona senador por ignorar "caos na saúde" e defender prefeito

 

garcia emanuel favaro

 

O deputado federal eleito, Fábio Garcia (União), criticou o posicionamento do senador Carlos Fávaro (PSD), que saiu em defesa da gestão do prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), que tem sido duramente criticado e alvo de três pedidos de intervenção na Saúde Pública da Capital.

“O senador não somente mostra total desconhecimento da realidade, como ignora o sofrimento de tantos cuiabanos que não encontram atendimento adequado nas unidades de saúde do município. Talvez seja preciso lembrar ao senador que a gestão da saúde de Emanuel Pinheiro é palco de escândalos de corrupção, secretários afastados e presos por suspeita de desvio de dinheiro público, remédios vencidos, atraso no pagamento de médicos e calote em fornecedores”, disse o deputado.

Ainda conforme o parlamentar, ao defender a gestão do prefeito da Capital, o senador se mostra conivente com a corrupção, com o caos e com o descaso com os cuiabanos. Ele ainda saiu em defesa do governador Mauro Mendes (União) e apoia a "tomada de comando" pelo Estado na Saúde de Cuiabá.

“Vale lembrar ao senador, que foi exatamente o prefeito que ele defende, o responsável por fechar a Santa Casa de Misericórdia de Cuiabá, e que foi o Governo Mauro Mendes que assumiu e reabriu esse hospital, que se tornou uma das referências no tratamento da Covid-19. Foi o Governo Mauro Mendes o responsável por abrir o Centro de Triagem Covid-19, em Cuiabá, que atendeu mais de 240 mil pessoas durante a pandemia”, afirma o parlamentar.

Garcia também lembrou que o Governo do Estado foi responsável por abrir ou financiar 615 novos leitos de UTI, em todas as regiões de Mato Grosso, durante a pandemia. “Desse total, 155 leitos de UTI foram abertos somente em Cuiabá. Esse esforço do Governo que de fato salvou vidas em Cuiabá e em todo Estado”.

“Senador Fávaro, o povo de Cuiabá merece respeito com dinheiro público, boa gestão, eficiência e atendimento de qualidade. E não roubalheira e incompetência”, criticou.

Entenda

Nos últimos dias, dois pedidos de intervenção na Saúde Pública da capital foram oficializados e entregues junto ao Gabinete do governador Mauro Mendes. Um deles foi feito pelo deputado estadual Paulo Araújo (PP) e o outro pelo vereador por Cuiabá, Demilson Nogueira (PP).

Outro pedido de intervenção foi feito pelo chefe do Ministério Público Estadual (MPE), o procurador José Antonio Borges, também foi direcionado ao Poder Judiciário. O pedido, no entanto, ainda não foi apreciado e recentemente um novo ofício foi encaminhado ao judiciário pedindo a análise com urgência.


Fonte: FOLHAMAX
Visite o website: https://www.folhamax.com/

SEM DEFESA Jovem é executado com 8 tiros de pistola no quintal de residência em MT Assassino pulou o muro e pegou a vítima de surpresa

  

Daniel Machado, 22

 

Um jovem identificado como Daniel Machado, de 22 anos, foi morto a tiros na madrugada desta quarta-feira (28), nos fundos de uma residência na Rua dos Jatais, bairro Jardim das Palmeiras, em Nova Mutum (267 km ao Norte de Cuiabá).

Segundo informações preliminares, uma pessoa teria pulado o muro da casa e efetuado cerca de oito disparos de pistola contra a vítima.

A Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros estiveram no local, porém Daniel já não apresentava sinais vitais.

O local foi isolado e a Polícia Civil assumiu o caso, junto à Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec). Nesse momento é realizada a perícia no local do crime.

 


Fonte: FOLHAMAX
Visite o website: https://www.folhamax.com/

cenas fortes Justiça cita coação e mantém prisão de apresentador de TV suspeito de agredir a namorada

 

Indiciado por violência psicológica e lesão corporal, Lucas Ferraz está preso desde quarta-feira

Preso desde o dia 21 de dezembro por agredir a namorada Katrine Gomes da Conceição, de 20 anos, durante uma festa de confraternização da empresa onde trabalhava, em Tangará da Serra, (a 424 km de Cuiabá), o apresentador de TV, Lucas Vieira do Nascimento, conhecido como “Lucas Ferraz”, teve habeas corpus negado nessa segunda-feira (26). O recurso foi protocolado no sábado (24).

Na decisão que manteve a prisão preventiva dele, o desembargador Paulo da Cunha aponta que há indícios de coação da vítima e que o suspeito responde por ação penal da mesma natureza em Rondonópolis. Lucas Ferraz foi indiciado pela Polícia Civil por violência psicológica e lesão corporal.

Lucas era apresentador da TV Vale e estava na festa de fim de ano da empresa com a namorada. Na confraternização, segundo a polícia, eles tiveram uma briga que teria sido causada por uma crise de ciúmes do jornalista, que acabou agredindo a jovem com socos. Dois dias depois, ele foi demitido.

A vítima denunciou as agressões aos participantes da festa e foi encaminhada até uma unidade de saúde. Ela informou que não era a primeira vez que havia sido agredida, porém, no dia seguinte, apresentou outra versão sobre o fato e afirmou que ela mesma tinha causado as lesões no rosto.

Gloria Perez faz homenagem no dia da morte de Daniella Perez

 

DA ISTOÉ

A autora Gloria Perez usou o Instagram nas primeiras horas desta quarta-feira (28) para relembrar a morte da filha, Daniella Perez, assassinada no dia 28 de dezembro de 1992 pelo ator Guilherme de Pádua, que morreu no começo do mês de novembro, e a então mulher dele, Paula Thomaz.

Na publicação feita na rede social, a autora da novela ‘Travessia‘, da TV Globo, postou um vídeo da filha dançando décadas atrás, acompanhado pelos mesmos integrantes do grupo de dança atualmente reproduzindo a dança.

“28/12/1992. 30 anos de saudade. O Jazz da Carlota Portela foi a segunda casa da Dany. E nesse 2022 eles fizeram uma linda e emocionante celebração da sua vida: ela voltou a dançar com os integrantes do grupo com quem dançou no espetáculo de fim de ano daquele 1992”, escreveu Gloria.

ANTONIO JOAQUIM INOCENTE DELAÇÕES FANTASIOSAS STJ arquiva inquérito e restaura "credibilidade social" do TCE-MT Ministro destaca que PF e MPF fizeram investigação exaustiva e não encontraram crimes

 


Antonio Joaquim: Sempre acreditei na sua inocência, por isso sempre defendi o conselheiro Antonio Joaquim, conheço a sua biografia a sua historia de luta, afirma o maior ativista na luta em defesa dos direitos humanos de mato grosso, João Batista de Oliveira.

O ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Raul Araújo, acatou o pedido da Procuradoria Geral da República (PGR) e determinou o arquivamento da investigação contra os conselheiros do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) José Carlos Novelli, Antonio Joaquim, Valter Albano, Waldir Teis e Sérgio Ricardo. Na decisão, assim como no relatório da Polícia Federal e como apontado pelo Ministério Público Federal (MPF), o ministro-relator asseverou a ausência de provas para que fosse oferecida denúncia contra os conselheiros. 

O inquérito teve 28 volumes com 55 apensos. “No presente caso, a inexistência de elementos indiciários aptos a corporificar a justa causa essencial ao oferecimento de denúncia contra os conselheiros foi exaustivamente explicitada pelo Ministério Público Federal, inclusive em respeito às diversas medidas cautelares pessoais e probatórias deferidas nestes autos, bem como ao trabalho desenvolvido pelos órgãos de persecução penal”, argumentou. 

O ministro ressaltou ainda que, no pedido de arquivamento, o MPF salientou que em nenhuma das diligências realizadas foi possível reunir indícios que corroborassem com as hipóteses criminais que fundamentaram a instauração do inquérito, reconhecendo assim ausência de justa causa para o oferecimento da denúncia. Os conselheiros foram acusados pelo ex-governador Silval Barbosa e o ex-secretário Pedro Nadaf de cobrar propina de R$ 53 milhões para não vistoriar obras relacionadas a Copa do Mundo de 2014.

Para o presidente da Corte de Contas, conselheiro José Carlos Novelli, a partir dessa decisão restaura-se totalmente a credibilidade que o TCE-MT sempre teve junto à sociedade mato-grossense. “Recebo essa decisão com muita tranquilidade, mas ressalto o que sempre disse: justiça tardia não é justiça. Aquela decisão monocrática, que afastou cinco conselheiros sem nenhuma prova, sem nenhuma corroboração, deixou sequelas em todos nós. Mas antes tarde do que nunca”.

Novelli destacou acreditar que hoje o Tribunal de Contas está ainda mais forte, ágil e respeitado do que quando foram afastados indevidamente e injustamente. “Fico feliz em saber que a sociedade hoje vai saber a verdade. Nunca, nenhum de nós que fomos afastados, necessitamos buscar nada além do nosso trabalho e do nosso salário, tanto é que o TCE era referência nacional e ainda somos, temos sete produtos certificados com o selo ISO 9001, que demonstram nossa qualidade total em desenvolver nosso trabalho”.

O presidente também agradeceu à família, que sempre acreditou em sua inocência, caráter, idoneidade e honestidade. “E fico feliz por Deus, nesse momento, nos dar esse presente. Tenho certeza de que a sociedade mato-grossense vai se orgulhar cada vez mais do nosso Tribunal de Contas”, finalizou.

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More