Grupo de José Riva vence queda de braço com o grupo de Pedro Taques e emplaca Guilherme Maluf (PSDB) e Mauro Savi (PR), Articulação de Maluf racha G-11

Emanuel Pinheiro defende fim da reeleição para chefia do Parlamento, PRESIDENTE E SECRETÁRIO Deputado Emanuel Pinheiro exige mudança com fim dos superpoderes de 2 deputados

Um possível acordo entre os deputados estaduais Guilherme Maluf (PSDB) e Mauro Savi (PR) para composição de uma chapa à eleição da mesa diretora da Assembleia Legislativa pode resultar em um racha no chamado grupo dos 11, que reúne os parlamentares eleitos pela base do futuro governo Pedro Taques (PDT). Nesta quarta-feira (3) à noite, parte do bloco que não concordaria com a composição se reuniu para discutir o assunto.
O principal motivo de descontentamento seria a falta de diálogo por parte de Maluf com o restante do grupo. Os deputados estariam preocupados em serem “patrolados” os acordos firmados no último encontro ampliado que promoveram, no final do mês passado.
Entre as propostas que ficaram definidas como bandeiras do grupo dos 11 na ocasião consta a de renovação do comando da AL a cada dois anos, inclusive com a apresentação de um projeto de resolução que proíba o presidente e o primeiro-secretário eleitos de disputarem estes cargos novamente nos próximos dois anos da legislatura.
Na oportunidade, tanto Maluf quanto Eduardo Botelho teriam se comprometido com a ideia e, por isso, Dilmar Dal’ Bosco (DEM) e Zeca Viana (PDT), que também pleiteavam cargos na mesa diretora, recuaram, ao menos momentaneamente, das candidaturas. Nesta quarta, no entanto, o democrata já afirmava que seu nome e o do pedetista continuam no páreo.
O acordo entre Maluf e Savi ainda é tratado como “conversa de bastidores” entre os deputados dos dois blocos. A chapa encabeçada por eles, todavia, já contaria com a maioria dos votos, em especial, o dos parlamentares que devem compor a futura oposição ao governo Taques.
Base de Taques - Eduardo Botelho (PSB), Dilmar Dal’Bosco (DEM), Guilherme Maluf (PSDB), Zeca Viana (PDT), Leonardo Albuquerque (PDT), Max Russi (PSB), Wilson Santos (PSDB), Oscar Bezerra (PSB), Wancley (PV), Coronel Taborelli (PV), Saturnino Masson (PSDB).
Oposição a Taques - Mauro Savi (PR), Sebastião Rezende (PR), Baiano Filho (PMDB), Romoaldo Junior (PMDB), Nininho (PR), Emanuel Pinheiro (PR), Walter Rabello (PSD), Wagner Ramos (PR), José Domingos Fraga (PSD) Pedro Satélite (PSD), Janaína Riva (PSD), Silvano Amaral (PMDB) e José Carlos do Pátio (Solidariedade).

João Batista de Oliveira
Fonte: Cuiabá Tudo Na Hora

Cuiaba Tudo na Hora

Afronta a gestão Pedro Taques - CONTINUISMO NA AL Com apoio de José Riva chapa Mauro Savi-Maluf já teria 16 votos fechados


Emanuel Pinheiro defende fim da reeleição para chefia do Parlamento, PRESIDENTE E SECRETÁRIO Deputado Emanuel Pinheiro exige mudança com fim dos superpoderes de 2 deputados

Uma articulação de bastidores começou a ganhar corpo nesta semana na Assembleia Legislativa (ALMT). O deputado Guilherme Maluf (PSDB) e o atual primeiro-secretário do Legislativo estadual, Mauro Savi (PR), tentam formatar uma chapa que deve mesclar governistas e o grupo de oposição ao governador eleito Pedro Taques (PDT). 

Uma fonte revelou ao Diário que o grupo já conta com o apoio de 16 dos 24 deputados estaduais eleitos no pleito deste ano. Até então, existia apenas o desejo de união das duas partes e com a nova articulação isso passou a ser realidade. O acordo entre os dois grupos, seria pelo fortalecimento da AL como caixa de ressonância da população do Estado. 

Para conseguir o apoio dos governistas contrários à aliança com os atuais comandantes da Mesa, o grupo de parlamentares pretende formalizar o que chama de Pacto por Mato Grosso. O documento deve conter projeto de gestão para o próximo biênio. 

Após isso, o grupo deve buscar a unidade dos 24 deputados e usar como argumentos principais a necessidade do Legislativo sair fortalecido e ter participação direta em todas as políticas públicas que serão executadas a partir de janeiro de 2015. 

O principal compromisso assumido pelos parlamentares foi no sentido de promover políticas desenvolvimentistas para Mato Grosso, dando respaldo ao Executivo e ao Judiciário para enfrentar as dificuldades que se apresentam por causa da crise econômica nacional e mundial e de respeito à opção da população pela proposta do governador eleito Pedro Taques sem perder a independência e a autonomia de Legislativo estadual. A ideia é ter a representatividade partidária em todos os cargos da mesa diretora e assegurar que medidas de transparência sejam ampliadas. 

O grupo pretende ainda manter uma proximidade com a população, com os municípios. Além da defesa de Mato Grosso junto à União, já que pela Constituição Federal a mesa diretora da Assembleia Legislativa tem prerrogativa para apresentar propostas de emenda constitucional junto ao Congresso Nacional. 

Guilherme Maluf e Mauro Savi iniciam o terceiro mandato como parlamentares estaduais em 2015 e teriam assimilado a composição como presidente e primeiro-secretário deixando ainda abertos os outros cargos para os demais 22 deputados estaduais. Sinalizaram ainda por imprimir mudanças na gestão administrativa e financeira da Casa de leis, sem abrir mão do seu papel de fiscalizar as ações e políticas públicas do Executivo. 

O maior obstáculo será conquistar o apoio de todos os governistas, tendo em vista que parte dá aval à candidatura de Eduardo Botelho (PSB) como o presidente do Legislativo. Essa aliança com a nova oposição deve ser costurada nos próximos 15 dias e a decisão deve sair antes da Assembleia entrar em recesso.

Base de Taques - Eduardo Botelho (PSB), Dilmar Dal’Bosco (DEM), Guilherme Maluf (PSDB), Zeca Viana (PDT), Leonardo Albuquerque (PDT), Max Russi (PSB), Wilson Santos (PSDB), Oscar Bezerra (PSB), Wancley (PV), Coronel Taborelli (PV), Saturnino Masson (PSDB).
Oposição a Taques - Mauro Savi (PR), Sebastião Rezende (PR), Baiano Filho (PMDB), Romoaldo Junior (PMDB), Nininho (PR), Emanuel Pinheiro (PR), Walter Rabello (PSD), Wagner Ramos (PR), José Domingos Fraga (PSD) Pedro Satélite (PSD), Janaína Riva (PSD), Silvano Amaral (PMDB) e José Carlos do Pátio (Solidariedade).

João Batista de Oliveira
Fonte: Cuiabá Tudo Na Hora

Cuiaba Tudo na Hora

Afronta a gestão Pedro Taques - CONTINUISMO NA AL Com apoio de José Riva chapa Mauro Savi-Maluf já teria 16 votos fechados


Emanuel Pinheiro defende fim da reeleição para chefia do Parlamento, PRESIDENTE E SECRETÁRIO Deputado Emanuel Pinheiro exige mudança com fim dos superpoderes de 2 deputados

Uma articulação de bastidores começou a ganhar corpo nesta semana na Assembleia Legislativa (ALMT). O deputado Guilherme Maluf (PSDB) e o atual primeiro-secretário do Legislativo estadual, Mauro Savi (PR), tentam formatar uma chapa que deve mesclar governistas e o grupo de oposição ao governador eleito Pedro Taques (PDT). 

Uma fonte revelou ao Diário que o grupo já conta com o apoio de 16 dos 24 deputados estaduais eleitos no pleito deste ano. Até então, existia apenas o desejo de união das duas partes e com a nova articulação isso passou a ser realidade. O acordo entre os dois grupos, seria pelo fortalecimento da AL como caixa de ressonância da população do Estado. 

Para conseguir o apoio dos governistas contrários à aliança com os atuais comandantes da Mesa, o grupo de parlamentares pretende formalizar o que chama de Pacto por Mato Grosso. O documento deve conter projeto de gestão para o próximo biênio. 

Após isso, o grupo deve buscar a unidade dos 24 deputados e usar como argumentos principais a necessidade do Legislativo sair fortalecido e ter participação direta em todas as políticas públicas que serão executadas a partir de janeiro de 2015. 

O principal compromisso assumido pelos parlamentares foi no sentido de promover políticas desenvolvimentistas para Mato Grosso, dando respaldo ao Executivo e ao Judiciário para enfrentar as dificuldades que se apresentam por causa da crise econômica nacional e mundial e de respeito à opção da população pela proposta do governador eleito Pedro Taques sem perder a independência e a autonomia de Legislativo estadual. A ideia é ter a representatividade partidária em todos os cargos da mesa diretora e assegurar que medidas de transparência sejam ampliadas. 

O grupo pretende ainda manter uma proximidade com a população, com os municípios. Além da defesa de Mato Grosso junto à União, já que pela Constituição Federal a mesa diretora da Assembleia Legislativa tem prerrogativa para apresentar propostas de emenda constitucional junto ao Congresso Nacional. 

Guilherme Maluf e Mauro Savi iniciam o terceiro mandato como parlamentares estaduais em 2015 e teriam assimilado a composição como presidente e primeiro-secretário deixando ainda abertos os outros cargos para os demais 22 deputados estaduais. Sinalizaram ainda por imprimir mudanças na gestão administrativa e financeira da Casa de leis, sem abrir mão do seu papel de fiscalizar as ações e políticas públicas do Executivo. 

O maior obstáculo será conquistar o apoio de todos os governistas, tendo em vista que parte dá aval à candidatura de Eduardo Botelho (PSB) como o presidente do Legislativo. Essa aliança com a nova oposição deve ser costurada nos próximos 15 dias e a decisão deve sair antes da Assembleia entrar em recesso.

Base de Taques - Eduardo Botelho (PSB), Dilmar Dal’Bosco (DEM), Guilherme Maluf (PSDB), Zeca Viana (PDT), Leonardo Albuquerque (PDT), Max Russi (PSB), Wilson Santos (PSDB), Oscar Bezerra (PSB), Wancley (PV), Coronel Taborelli (PV), Saturnino Masson (PSDB).
Oposição a Taques - Mauro Savi (PR), Sebastião Rezende (PR), Baiano Filho (PMDB), Romoaldo Junior (PMDB), Nininho (PR), Emanuel Pinheiro (PR), Walter Rabello (PSD), Wagner Ramos (PR), José Domingos Fraga (PSD) Pedro Satélite (PSD), Janaína Riva (PSD), Silvano Amaral (PMDB) e José Carlos do Pátio (Solidariedade).

João Batista de Oliveira
Fonte: Cuiabá Tudo Na Hora

Cuiaba Tudo na Hora

Fonte: Cuiabá Tudo na Hora - Nininho adere a proposta de Emanuel Pinheiro e diz Mauro Savi não é mais consenso no PR, entendo que deve haver uma renovação

Nininho afirmou que outros deputados do partido também colocaram nome na disputa pela Mesa
"O Mauro Savi já faz parte da Mesa e o entendimento é que ele já teve a oportunidade que os demais querem ter"

O deputado estadual Ondanir Bortolini, o Nininho (PR), afirmou que o deputado Mauro Savi (PR) não é mais consenso na sigla para a disputa pelo comando da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa.

Segundo ele, a bancada do partido, composta por cinco deputados, entende que deve haver uma “renovação” nos dois principais cargos da Casa de Leis.

“A gente tem conversado, mas ainda não reunimos o partido. Existe um sentimento de mudança e de que tem que abrir espaço para os demais, porque todos tem pretensão de ser presidente e estão colocando o nome à disposição para assumir um dos dois cargos”, disse.
"O Savi já faz parte da Mesa e o entendimento é que ele já teve a oportunidade que os demais querem ter"
Nininho analisa a possibilidade de colocar seu nome para a disputa. Além disso, ainda no PR, o deputado Emanuel Pinheiro também tem cogitado ser pré-candidato.

“O Mauro Savi, hoje, colocou seu nome para a disputa, mas os demais também pretendem disputar. O Pinheiro vai colocar seu nome, eu também estou avaliando a possibilidade. Então, vamos discutir internamente para se chegar a um consenso. A intenção é manter o partido unido”, afirmou.

“O Savi já faz parte da Mesa e o entendimento é que ele já teve a oportunidade que os demais querem ter. E como não é possível ter dois nomes de um partido, será preciso chegar a um consenso”, disse.

Mesa mista

Para o deputado do PR, a composição da próxima Mesa Diretora, que será responsável pelo biênio 2015-2016, deverá ter tanto os deputados da oposição, quanto os da base do governador eleito Pedro Taques (PDT).

Passado as eleições, ele entende que é o momento de “levantar uma bandeira por Mato Grosso”.

“Acredito que vai acabar virando uma chapa mista, e não vejo nada de errado nisso. A eleição acabou e temos que trabalhar, agora, por Mato Grosso. Todos os deputados estão aptos a participar da Mesa, não interessa de que lado foi eleito”, disse. 

“A minha única exigência é que haja uma proposta de mudança, se não tiver isso, estou fora, acho que agora é o momento de mudança. A Casa tem que contribuir, fazendo sua parte, para que possamos ajudar na mudança do Estado”, afirmou. 

Caso haja consenso entre os dois grupos, Nininho afirmou não ter preferência em ter seu grupo na presidência ou na primeira-secretaria.

“Não tenho preferência por presidência ou primeira-secretaria. Acho que se partir para esse encaminhamento, o importante será a pessoa escolhida ter o compromisso de fazer essa mudança. Fazer com que a Assembleia venha a ter o seu trabalho reconhecido perante a sociedade”, completou o deputado.

"Mais cotado"

Até pouco tempo, Savi era o mais cotado para disputar à presidência da Assembleia, pelo grupo da oposição, formada por 13 deputados.

No entanto, sempre sofreu resistências de outros parlamentares, entre eles José Domingos Fraga (PSD) e Emanuel Pinheiro (PR).

A eleição para a próxima Mesa ocorre no dia 1º de fevereiro, após a posse dos parlamentares. A Mesa da Assembleia recebe mensalmente cerca de R$ 30 milhões de duodécimo.

Cuiabá Tudo Na Hora
João Batista de Oliveira
Cuiaba Tudo na Hora

Articulação - Pinheiro, Meu foco esta na aprovação do PL que irá fortalecer o Legislativo, o fim da reeleição e a ‘pulverização’ do poder entre todos os que compõem a Mesa

Deputado diz que nova formação surge em consequência da falta de definição dos demais grupos
“Todos os 24 parlamentares são iguais e têm a mesma força política. Estamos ouvindo a todos”, disse Emanuel Pinheiro. 

O deputado estadual, Emanuel Pinheiro (PR), diz que não entrará na disputa à presidência

O deputado estadual Emanuel Pinheiro (PR) confirmou que está sendo articulada a criação de uma "terceira via" para a disputa da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa (Al-MT). 

Mesmo se tratando de uma chapa alternativa, o republicano defende que ela seja formada por parlamentares de oposição e de situação ao Governo Pedro Taques (PDT). 

Segundo Pinheiro, a formação desta nova chapa surge em consequência da falta de definição dos chamados Grupo dos 11 (dos quais fazem parte os aliados a Taques) e do Grupo dos 13 (formado pelos deputados oposicionistas ao novo Governo). 

“Falta uma definição por parte dos dois grupos. As conversas estão demoradas, então resolvemos buscar essa alternativa


"Todos os parlamentares, principalmente os novatos, estão sedentos em participar e contribuir com o processo de escolha". Todos os parlamentares, principalmente os novatos, estão sedentos em participar e contribuir com o processo de escolha”, afirmou Pinheiro. 

De acordo com o republicano, os diálogos se intensificaram nos últimos dias. No entanto, os parlamentares têm encontrado mais divergências do que convergências.

“Vários cenários foram especulados, o que não quer dizer que eles já estejam concretizados”, disse. 

Por enquanto, o deputado preferiu não comentar nomes dos parlamentares que estariam em busca da chamada terceira via.

“Todos os 24 parlamentares são iguais e têm a mesma força política. Estamos ouvindo a todos”, disse ele. 


"Defendo que todos os partidos possam, de uma maneira republicana, dentro da proporcionalidade que pesa no Legislativo, ter representatividade. Mas a maior bancada faz o presidente"Presidência 

Embora especulações o apontem como um dos nomes propensos à disputar a presidência da AL, o republicano continua descartando a possibilidade de concorrer ao cargo. 

Ele reitera que, a princípio, está focado na aprovação do projeto de lei de sua autoria e que, segundo ele, irá fortalecer o Poder Legislativo. 

O projeto, que tramita há três anos na Casa, prevê a redução do mandato dos membros da Mesa Diretora, de dois anos para um ano, o fim da reeleição e a ‘pulverização’ do poder entre todos os que compõem a Mesa. 

A justificativa é de que, da forma atual, apenas os cargos de presidente e primeiro-secretário possuem funções bem definidas. 

“Primeiramente, defendo a aprovação desse projeto, que irá aumentar a credibilidade do Legislativo com a população. Continuo me mantendo fora dessa disputa”, afirmou ele.

Pinheiro acredita que o projeto de lei possa ser votado ainda antes do recesso parlamentar, marcado para o próximo dia 22. 


Recentemente, Pinheiro defendeu que o PR ocupe a presidência, já que tem a maior bancada na AL com cinco deputados. 

“Defendo que todos os partidos possam, de uma maneira republicana, dentro da proporcionalidade que pesa no Legislativo, ter representatividade. Mas a maior bancada faz o presidente”, alegou.

João Batista de Oliveira
Fonte: Cuiabá Tudo Na Hora
http://www.cuiabatudonahora.com.br/2014/12/emanuel-pinheiro-meu-foco-esta-na.html
Cuiaba Tudo na Hora

Emanuel Pinheiro, Meu foco esta na aprovação do projeto de lei que irá fortalecer o Poder Legislativo, o fim da reeleição e a ‘pulverização’ do poder entre todos os que compõem a Mesa

Emanuel Pinheiro diz que deputados articulam "terceira via" para a presidência
Deputado diz que nova formação surge em consequência da falta de definição dos demais grupos

O deputado estadual, Emanuel Pinheiro (PR), diz que não entrará na disputa à presidência

O deputado estadual Emanuel Pinheiro (PR) confirmou que está sendo articulada a criação de uma "terceira via" para a disputa da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa (Al-MT). 

Mesmo se tratando de uma chapa alternativa, o republicano defende que ela seja formada por parlamentares de oposição e de situação ao Governo Pedro Taques (PDT). 

Segundo Pinheiro, a formação desta nova chapa surge em consequência da falta de definição dos chamados Grupo dos 11 (dos quais fazem parte os aliados a Taques) e do Grupo dos 13 (formado pelos deputados oposicionistas ao novo Governo). 

“Falta uma definição por parte dos dois grupos. As conversas estão demoradas, então resolvemos buscar essa alternativa


"Todos os parlamentares, principalmente os novatos, estão sedentos em participar e contribuir com o processo de escolha". Todos os parlamentares, principalmente os novatos, estão sedentos em participar e contribuir com o processo de escolha”, afirmou Pinheiro. 

De acordo com o republicano, os diálogos se intensificaram nos últimos dias. No entanto, os parlamentares têm encontrado mais divergências do que convergências.

“Vários cenários foram especulados, o que não quer dizer que eles já estejam concretizados”, disse. 

Por enquanto, o deputado preferiu não comentar nomes dos parlamentares que estariam em busca da chamada terceira via.

“Todos os 24 parlamentares são iguais e têm a mesma força política. Estamos ouvindo a todos”, disse ele. 


"Defendo que todos os partidos possam, de uma maneira republicana, dentro da proporcionalidade que pesa no Legislativo, ter representatividade. Mas a maior bancada faz o presidente"Presidência 

Embora especulações o apontem como um dos nomes propensos à disputar a presidência da AL, o republicano continua descartando a possibilidade de concorrer ao cargo. 

Ele reitera que, a princípio, está focado na aprovação do projeto de lei de sua autoria e que, segundo ele, irá fortalecer o Poder Legislativo. 

O projeto, que tramita há três anos na Casa, prevê a redução do mandato dos membros da Mesa Diretora, de dois anos para um ano, o fim da reeleição e a ‘pulverização’ do poder entre todos os que compõem a Mesa. 

A justificativa é de que, da forma atual, apenas os cargos de presidente e primeiro-secretário possuem funções bem definidas. 

“Primeiramente, defendo a aprovação desse projeto, que irá aumentar a credibilidade do Legislativo com a população. Continuo me mantendo fora dessa disputa”, afirmou ele.

Pinheiro acredita que o projeto de lei possa ser votado ainda antes do recesso parlamentar, marcado para o próximo dia 22. 


Recentemente, Pinheiro defendeu que o PR ocupe a presidência, já que tem a maior bancada na AL com cinco deputados. 

“Defendo que todos os partidos possam, de uma maneira republicana, dentro da proporcionalidade que pesa no Legislativo, ter representatividade. Mas a maior bancada faz o presidente”, alegou.

João Batista de Oliveira
Fonte: Cuiabá Tudo Na Hora
http://www.cuiabatudonahora.com.br/2014/12/emanuel-pinheiro-meu-foco-esta-na.html
Cuiaba Tudo na HoraCuiaba Tudo na Hora

Grupo pode lançar outros nomes,Emanuel Pinheiro é preferido pela proposta descentralizadoras

Sem declarar apoio a proposta de descentralização do poder presidência versus primeira secretaria, deputado Mauro Savi é rejeitado pelos novatos
Reunião realizada recentemente, na “calada da noite”, entre deputados da Assembleia Legislativa, deflagrou uma ousada tática para construir uma chapa alternativa na disputa pela Mesa Diretora do Poder. O grupo de parlamentares, que reúne aliados do governador eleito Pedro Taques (PDT), além de legendas da oposição a partir de 2015, como do PR, avaliariam outros nomes para assumir a condição de postulante ao comando do Legislativo. Um dos nomes aventados é o do deputado estadual republicano Emanuel Pinheiro que tem a simpatia do governador eleito Pedro Taques e do prefeito da Capital, Mauro Mendes (PSB).

Fonte assegura a participação de Pinheiro no encontro, que teria contado ainda com a integração de Guilherme Maluf além de outros. Maluf é cobiçado pela situação e oposição mais o preferido é Emanuel.

Nas novas investidas, a ideia é apresentar uma “chapa alternativa” para a presidência, mantendo o perfil independente. “Não seremos nem de ataque, nem uma chapa branca. A proposta consiste em fazer uma presidência embasada em novos conceitos de gestão pública de um Poder tão importante como a Assembleia Legislativa”, comentou a fonte e o nome do deputado Emanuel Pinheiro tem o perfil.

Enquanto o atual primeiro secretario da Assembleia Legislativa de MT Mauro Savi (PR) articula nos bastidores para assegurar a presidência, novatos que são a maioria preferem Emanuel Pinheiro (PR) pela proposta inovadora de descentralização do poder presidência versus primeira secretaria

Emanuel Pinheiro admitiu ter integrado “várias reuniões na última semana”. Prefere manter sigilo sobre as tratativas, assegurando que “só estamos avaliando as possibilidades na disputa, até porque o PR ainda vai se reunir para discutir o assunto”.

Além de Mauro Savi para a disputa, o Grupo dos 11, denominado o bloco aliado a Taques, avalia nomes para encabeçar a chapa, como o deputado estadual eleito, Eduardo Botelho (PSB). Também são aventadas outras possibilidades como o deputado Dilmar Dal’Bosco (DEM), o mais difícil seria com Mauro Savi, primeiro porque não se manifestou apoio a proposta do colega de partido Emanuel Pinheiro, segundo por ser o candidato da continuidade de José Riva, que alias tem o seu apoio na disputa na mesa, portanto com a sua vitoria todos os cargos de secretarias na estrutura da Assembléia Legislativa continuaria na indicação do deputado José Riva.

Autor: João Batista de Oliveira
Cuiabá Tudo Na Hora






Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More